Apresentação

Estamos nos preparando para a 11ª edição da  Jornada Paulista de Plantas Medicinais que será novamente realizada na cidade de São Paulo, de 6 a 9 de novembro de 2013.

A UNIBAN, uma universidade privada ligada ao grupo Anhanguera Educacional, através da equipe do Mestrado Profissional em Farmácia em conjunto com professores dos cursos de graduação em Farmácia e Biomedicina, bem como com participação de professores de outras instituições privadas como Unip e Uninove, assumiram a Jornada Paulista de Plantas Medicinais com o compromisso de manter seu alto nível em termos de divulgação de pesquisas e temas da área de nosso interesse.

Como evento paralelo, que se soma aos esforços de realização de um grande evento, ocorrerá também o 1º Congresso Paulista de Fitoterapia, organizado pela diretoria da APFIT – Associação Paulista de Fitoterapia, que busca agregar à área de plantas medicinais também o necessário aspecto terapêutico expresso nos fitoterápicos a serem desenvolvidos, prescritos e utilizados em benefício da saúde dos pacientes. Realizaremos, ainda, o 1º Encontro Paulista de Estudantes de Farmácia, promovido pela Coordenação do curso de graduação da Uniban, que pretende congregar estudantes de Farmácia de todas as instituições paulistas num amplo debate sobre temas técnicos e profissionais.

Na busca de um assunto relevante e relacionado ao perfil de nossas instituições, a Comissão Organizadora do evento escolheu o tema “A relação universidade-empresa e a geração de medicamentos fitoterápicos no Brasil”, objetivando aprofundar a discussão dos impasses que retardam o efetivo aproveitamento da flora nativa com o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos inovadores e geradores de renda no país.

Nossa programação seguirá o tema, trazendo pesquisadores e empresas farmacêuticas para, num cenário aberto e construtivo, conhecer casos de sucesso, aprender com as dificuldades existentes e buscar, juntos, caminhos para efetivar este cenário de grande necessidade e interesse de todos.

As inscrições já estão abertas, com valores promocionais, facilitando assim o planejamento antecipado dos participantes.

Contamos com a presença de todos na 11ª Jornada Paulista de Plantas Medicinais para darmos nossa contribuição à consolidação deste importante evento no cenário da fitoterapia paulista e brasileira.

Profa. Dra. Maria Cristina Marucci Ribeiro
Presidente da Comissão Organizadora


Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme - São Paulo - SP